quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

A história do Champagne

           O Champagne é bebida oficial do Réveillon e das comemorações em geral, é o mais famoso dos espumantes elaborado nado mundo com uma história bem interessante.




          Fruto de um "acidente" o champagne teve sua origem na época do império romano, o fato ocorreu durante a ocupação de Gália(termo que era usado para definir o atual território francês) quando os romanos introduziram a produção de vinhos na região.
        O vinho branco com as uvas(Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier) próprias do Champagne já era produzido porém sem o gás, devido à situação geográfica de Champagne, ao norte do país, a temperatura abaixa rapidamente no outono, com isto a fermentação do mosto era interrompida, antes que todo o açúcar se transformasse em álcool. Na primavera, quando a temperatura sobe novamente, o processo de fermentação é retomado e o dióxido de carbono é liberado, como o vinho era armazenado em toneis de carvalho o gás escapava lentamente.
         Porém quando foi permitido o transporte do vinho em garrafas o gás ficou armazenado fazendo as garrafas explodirem, surgindo assim nosso famoso vinho, desde então os processos de fabricação e armazenagem foram aprimorados e hoje temos bebidas cristalinas e refrescantes para alegrar as festividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário