quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Dicas - Saturn Wine Glass - Copo de vinho muito legal.

        A empresa americana Super Duper Studio desenvolveu um copo de não deixa você entornar o vinho acidentalmente, o produto já é um sucesso absoluto em todo o mundo e a demanda é maior que a oferta.


         

        Como vemos na imagem acima o copo não  possui um haste como as taças convencionais, mas este design arrojado tem um custo, existem restrições para utilização com vinhos brancos, pois estes devem ser servidos em temperaturas mais baixas, pois o contato direto com as mãos faz o vinho aquecer, o problema é minimizado para os tintos, que podem ser servidos em temperatura ambiente



sábado, 10 de janeiro de 2015

Maior caso de falsificação de vinhos da história

             10 anos, este foi o tempo de prisão que o indonésio Rudy Kurniawan foi condenado pela Corte Federal de Nova York. A sentença,  determina o ressarcimento das vítimas em US$ 28,4 milhões, por produzir e vender vinhos falsificados. Este foi o primeiro caso de falsificação julgado e condenado pelo tribunal federal norte-americano e não se trata de qualquer falsificação, ele falsificava vinhos top de linha como: Romanée-ContiDomaine RoumierDomaine Ponsot .

Garrafas falsificadas, usadas como evidências do julgamento

            Rudy Kurniawan é um degustador influente e promovia leilões para vender garrafas raras destes vinhos famosos, ele foi preso em 2012 e seu julgamento aconteceu em 2014, um dos vinhos vendidos gerou um livro "O Vinho mais caro da História"

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Vai um cafezinho ou uma taça de vinho?

                 O Café e o vinho possuem varias coisas em comum, e cada vez mais o consumo de cafés Gourmet vem aumentando e incorporando termos que antes eram exclusivos do universo do vinho, como: grand cru, Terroir, Blend e degustação técnica. E os consumidores de bons vinhos normalmente gostam de bons cafés.


              O Brasil é o maior produtor de café do mundo, responsável por 1/3 da produção mundial, desta produção cerca de 2/3 é arábica e 1/3 robusta.  A maioria dos cafés encontrados no mercados são uma mistura(Blend) de Robusta e Arábica, os cafés gourmet são 100% Arábica, porém para ser um café gourmet não basta ser 100% Arábica.

             Um Café Gourmet precisa ser elaborado com grãos cereja(grãos maduros e homogêneos) 100% Arábica, outros fatores são influentes como a altitude da plantação, tipo de solo, clima, genética do grão, manutenção dos cafezais, cuidados na colheita, armazenamento, torrefação, podemos perceber a semelhança nos cuidados na colheita entre o café e a uva/vinho, a tabela abaixo expõe de forma mais clara as semelhanças.



             Para elaborar um café com a máxima qualidade possível o grão deve ser moído no momento da elaboração, pois o pó em contato com o oxigênio do ar fará nosso café oxidar e  perder as propriedades aromáticas e gustativas. Ocorre o mesmo com o vinho, depois de um tempo aberto evolui um pouco e vai perdendo as características.
 
              O álcool do vinho e a cafeína do café são substâncias polêmicas, pois possuem benefícios se ingeridas em pequenas quantidades, usadas em excesso ambas causam dependência e são consideradas drogas, dentre malefícios que são de conhecimento publico.

Cafeína -   consumida em doses moderadas (até 3 xícaras por dia)  melhora no processo cognitivo e psicomotor, reduz a sensação de cansaço e sonolência e melhora a audição, visão, concentração e coordenação motora, ainda potencializa analgésicos e é usada em dietas para redução de peso.

Álcool   -   Consumido em quantidade moderada eleva o nível do HDL(Colesterol bom), eleva o tempo de coagulação do sangue evitando entupimento de artérias, reduz as chances de desenvolver diabetes tipo 2.

             Até o próximo cafezinho ou a próxima taça.





quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Champagne faz bem para memória...

          
          O ano se iniciando e muita gente ainda esta com o réveillon na cabeça, recentemente descobri que a estrela do réveillon guardava uma grata surpresa.
     Pois é segundo estudo realizado pela universidade britânica Reading University em ratos, ficou constatado que os compostos de polifenol encontrados nas uvas tintas utilizadas na elaboração do champagne (Pinot Noir e Pinot Meunier)  melhoram a memória espacial, os cientistas constataram que após seis semanas consumindo champagne regularmente, os ratos mostraram um aumento de 200% nas proteínas que ajudam a retenção de memória.
         Lembrando que o consumo sugerido pela matéria é de 1 a 3 taças por semana, não precisa de ser um champagne, deve ser um espumante de boa qualidade que tenha em sua composição uma uva tinta


Você pode acessar a matéria completa clicando aqui