terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Vai um cafezinho ou uma taça de vinho?

                 O Café e o vinho possuem varias coisas em comum, e cada vez mais o consumo de cafés Gourmet vem aumentando e incorporando termos que antes eram exclusivos do universo do vinho, como: grand cru, Terroir, Blend e degustação técnica. E os consumidores de bons vinhos normalmente gostam de bons cafés.


              O Brasil é o maior produtor de café do mundo, responsável por 1/3 da produção mundial, desta produção cerca de 2/3 é arábica e 1/3 robusta.  A maioria dos cafés encontrados no mercados são uma mistura(Blend) de Robusta e Arábica, os cafés gourmet são 100% Arábica, porém para ser um café gourmet não basta ser 100% Arábica.

             Um Café Gourmet precisa ser elaborado com grãos cereja(grãos maduros e homogêneos) 100% Arábica, outros fatores são influentes como a altitude da plantação, tipo de solo, clima, genética do grão, manutenção dos cafezais, cuidados na colheita, armazenamento, torrefação, podemos perceber a semelhança nos cuidados na colheita entre o café e a uva/vinho, a tabela abaixo expõe de forma mais clara as semelhanças.



             Para elaborar um café com a máxima qualidade possível o grão deve ser moído no momento da elaboração, pois o pó em contato com o oxigênio do ar fará nosso café oxidar e  perder as propriedades aromáticas e gustativas. Ocorre o mesmo com o vinho, depois de um tempo aberto evolui um pouco e vai perdendo as características.
 
              O álcool do vinho e a cafeína do café são substâncias polêmicas, pois possuem benefícios se ingeridas em pequenas quantidades, usadas em excesso ambas causam dependência e são consideradas drogas, dentre malefícios que são de conhecimento publico.

Cafeína -   consumida em doses moderadas (até 3 xícaras por dia)  melhora no processo cognitivo e psicomotor, reduz a sensação de cansaço e sonolência e melhora a audição, visão, concentração e coordenação motora, ainda potencializa analgésicos e é usada em dietas para redução de peso.

Álcool   -   Consumido em quantidade moderada eleva o nível do HDL(Colesterol bom), eleva o tempo de coagulação do sangue evitando entupimento de artérias, reduz as chances de desenvolver diabetes tipo 2.

             Até o próximo cafezinho ou a próxima taça.





Nenhum comentário:

Postar um comentário